Eletrocalc

.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Comparadores

E-mail Imprimir PDF

Comparadores

Os circuitos comparadores são muito utilizados em eletrônica por permitirem a construção de diversos circuitos eletrônicos, como proteções de fontes, conversores Analógico digital e outros.

Básicamento um circuito comparador se assemelha ao demostrado abaixo com um amplificador operacional.

Se o potencial no ponto A for superior ao potencial do ponto B a tensão na carga será 0 volts, se o potencial no ponto B for superior ao potencial do ponto A então o potencial na carga RL será igual o da fonte V1, como podemos ver, o funcionamento é simples.

O calculo do resistor R4 para o ponto A é o seguinte:

Onde:

R4 = Resistor R4
V1 = Fonte de alimentação V1
VA = Tensão no ponto A
IR4 = Corrente que passará por R4 e R3

Para o resistor R3:

Onde:

R3 = Resistor R3
VA = Tensão no ponto A
IR3 = Corrente que passará por R3 que pode ser igual a corrente em R4.

As mesmas formulas podem ser aplicadas ao ponto B.
Os valores atribuidos a VA e VB são valores padrão para o circuito quando o mesmo estiver em repouso.

 

Abaixo um exemplo de aplicação de um comparador para um circuito que acende uma lampada caso falte energia.



A fonte V2 é uma bateria que mantem constantemente a alimentação do circuito sensor, a corrente alternada entra através do resistor R1 sendo retificada a parte positiva pelo diodo, C1 retira parte do RIPPLE, R3 acelera a descarga de C1. Os resistores R5 e R6 trabalham como divisor resistivos. O Zener ZD mantem uma tensão conhecida em um valor conhecido. Enquando a tensão na entrada negativa do circuito operacional for superior a da entrada positiva o lampada se manterá apagada, caso falte energia de entrada, a entrada negativa cairá proxima de zero, o amplificador operacional colocará o transitor em saturação fazendo acender a lampada.

 

Main Menu


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/tirech/tirech.com.br/eletrocalc/eletrocalc/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99